quinta-feira, 23 de novembro de 2017

educação sentimental para veteranos



Gostei muito de A CASA DAS BELAS ADORMECIDAS e não tenho a certeza de conseguir explicar bem. Trata-se de uma daquelas obras-primas que consegue submergir-nos completamente, envolvendo-nos numa atmosfera única, redonda, imaculada e vítrea. Qual redoma de cristal, nocturna e azulada, onde jovens mulheres nuas dormem profundamente sob o efeito de poderosos narcóticos, abandonadas na sua inconsciência à contemplação por homens idosos.

A edição portuguesa é apresentada por uma introdução de Yukio Mishima, que começa por afirmar o seguinte: «Parece haver, entre as obras dos grandes escritores, aquelas que poderiam ser chamadas do obverso ou exterior, de significação à superfície, e aquelas do reverso ou interior, de significação oculta; ou poderíamos compará-las ao Budismo exotérico e esotérico! No caso de Kawabata, Terra de Neve inclui-se na primeira categoria, enquanto A Casa das Belas Adormecidas é seguramente uma obra-prima esotérica.»

Na minha biblioteca mental, A CASA DAS BELAS ADORMECIDAS mora ao lado de GOLPE DE MISERICÓRDIA: dois tratados preciosos e voláteis sobre as esquivas ligações entre o erotismo, a transgressão e morte. Pois nas terras áridas dos maiores mistérios, o esforço mais recompensado é aquele que arrisca apenas o voo rasante da insinuação.

Sem comentários: